Suponha que você acabou de criar seu primeiro curso online. Ele contém conteúdo cuidadosamente selecionado com seções fáceis de seguir, exercícios úteis e vídeos adicionais que você produziu usando ferramentas de nível profissional.
Você tem um produto de alta qualidade em suas mãos! O que agora?
Você precisa de alunos que vão comprar seu curso – e para encontrá-los, você vai precisar de uma estratégia de marketing para captação de alunos.
Se você nunca vendeu cursos online antes, descobrir como atrair alunos para o seu curso pode ser intimidador. Afinal, um público receptivo (ou a falta dele) pode fazer ou quebrar um negócio.
Na verdade, de acordo com a CB Insights , 14% das pequenas empresas falham por causa de um marketing ruim.
Como atrair alunos para seu curso online em 3 etapas
Mas aqui está a boa notícia: criar um burburinho em torno do seu curso online não é tão complicado quanto pode parecer. Reunimos uma fórmula de três etapas de métodos testados e comprovados que você pode usar para se conectar com seu público-alvo, aumentar as vendas de seu curso e expandir seus negócios.
1. Encontre o público certo para seu curso online
O caminho para as vendas começa com o conhecimento de quem é seu cliente ideal. Vejamos como descobrir isso.
- Faça pesquisas de mercado: Se você deseja entender seu público-alvo, a pesquisa de mercado é o primeiro lugar para começar. Para começar, dê uma olhada nas ofertas dos concorrentes dentro do seu nicho. Isso não precisa ser uma comparação exata lado a lado com o que você está oferecendo. Em vez disso, concentre-se em quem está respondendo ao curso do competidor e como ele está respondendo.
- Veja se você pode responder a perguntas como:
Quais são os dados demográficos de seus usuários online mais engajados?
De onde o tráfego deles parece estar vindo?
Quais interesses e preferências seus usuários exibem?
Que tipo de comportamento online você observa entre o público concorrente?
Isso pode ajudá-lo a ter uma ideia das pessoas para as quais você deve comercializar seu próprio curso . Você pode até navegar pelas avaliações dos concorrentes para saber mais sobre o que os usuários gostam e não gostam.
As pessoas que deixam boas críticas provavelmente se enquadram no seu público-alvo. As pessoas que deixam críticas negativas podem revelar as fraquezas do seu concorrente.
Isso ajuda a identificar coisas que você pode aproveitar para criar uma vantagem competitiva. Certifique-se de anotar os elementos que tornam seu curso único.
Por exemplo, talvez o seu curso:
- Fornece uma cobertura mais abrangente de um tópico
- Inclui conteúdo de bônus que a concorrência não oferece
- Oferece métodos de avaliação superiores e estrutura de curso
- Se faltar uma ou mais dessas coisas nas ofertas de seu concorrente, tire proveito disso. Resolver os problemas dos usuários do seu concorrente aumentará a proposta de valor do seu curso .
2. Conecte-se com seu público e atenda às necessidades deles
Você descobriu o seu público. Qual é o próximo?
Para atrair alunos para o seu curso, pense em como você pode se conectar com o público que você identificou e atender às suas necessidades e desejos.
Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
- Forneça material de curso relevante e prático;
- Lembre-se: seus alunos são seus melhores profissionais de marketing.
Quando os alunos sentirem que estão obtendo um bom resultado de seu curso, eles serão inspirados a contar a seus familiares e amigos de boca em boca. Em última análise, isso ajuda você a comercializar seu curso e criar mais crescimento orgânico.
3. Atraia alunos para seu curso com incentivos
Digamos que você já tenha criado um material de curso relevante e prático e esteja engajado com seu público nas mídias sociais.