12 tipos de marketing: um guia para estratégias de marketing

12 Tipos de marketing - um guia para estratégias de marketing

Esses são diferentes tipos de marketing educacional com objetivos compartilhados: envolver, informar e atrair clientes para os produtos ou serviços de uma empresa.

Marketing refere-se a qualquer uma das atividades que as empresas realizam para promover ou vender produtos e inclui operações como pesquisa de mercado, produção de conteúdo e publicidade.

Uma parte essencial do marketing inclui pesquisar e coletar dados para direcionar e reter clientes em potencial de maneira eficaz, além de aumentar as vendas de uma empresa.

Sem esses esforços, as empresas teriam dificuldade em alcançar os consumidores e promover um produto ou serviço. Como o marketing assume muitas formas, determinar qual é o tipo mais eficaz se resume ao modelo de negócios, à demografia desejada e ao orçamento.

Os 12 tipos de marketing

  • Ar livre
  • Imprimir
  • Evento
  • Mala direta
  • Televisão e Rádio
  • SEO
  • E-mail
  • Contente
  • Mídia social
  • Atuação
  • Influenciador
  • Aquisição

5 tipos de marketing tradicional

As empresas geralmente contam com tipos tradicionais de marketing, como anúncios de TV e outdoors, que trabalham em conjunto com o marketing digital para atingir um público amplo.

1. Marketing ao ar livre

O marketing ao ar livre é qualquer tipo de marketing que ocorre fora da casa do consumidor – e fora do reino digital.

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Essa forma de marketing depende de alta visibilidade na esfera pública e pode incluir outdoors, panfletos, letreiros de lojas, veículos de trânsito, anúncios de bancada ou até adesivos – todos projetados para chamar a atenção para um determinado negócio ou serviço.

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2. Marketing de impressão

Esta forma de marketing é a distribuição de publicidade em revistas, jornais e folhetos. Esse método pode ajudar a chamar a atenção de uma empresa em nível local ou nacional.

Anúncios impressos em um jornal local, por exemplo, podem ajudar a promover serviços em toda a comunidade, enquanto um anúncio em uma revista distribuída nacionalmente pode aumentar o reconhecimento da marca em vários mercados.

3. Marketing de eventos

O marketing de eventos é uma estratégia de marketing projetada especificamente para conferências, seminários profissionais, feiras ou outros eventos do setor.

Com o marketing de eventos, os representantes comerciais montam estandes ou hubs promocionais para maximizar sua exposição, gerar leads e aumentar sua base de clientes em potencial. Essa abordagem envolve interação direta face a face, conectando efetivamente os clientes a uma marca ou serviço para construir um relacionamento sólido e de longo prazo.

4. Marketing de mala direta

Com o marketing de mala direta, as empresas enviam materiais publicitários diretamente para a casa do cliente. As correspondências eficazes geralmente contêm uma chamada à ação (CTA) ou um incentivo como cupons e descontos para incentivar clientes em potencial a se tornarem clientes reais.

Os destinatários do marketing de mala direta podem ter manifestado interesse anteriormente no negócio ou simplesmente ter feito parte de um esforço de mala direta da comunidade por uma empresa local.

5. Marketing de televisão e rádio

Embora a TV e o rádio tenham evoluído para atender às demandas da era do streaming, os comerciais de TV e rádio ainda são métodos de marketing altamente influentes e eficazes.

Os custos dos anúncios de televisão podem variar dependendo da rede e do horário, mas podem ser caros – mesmo por alguns segundos de tempo de antena (mais de US$ 6 milhões por 30 segundos durante o Super Bowl). O mesmo vale para as estações de rádio, onde o preço de um spot pode diferir dependendo do local de transmissão.

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Com a possibilidade de milhares (ou milhões) de dólares em jogo, os anunciantes de TV e rádio devem ser criativos e maximizar seu tempo para cativar seu público-alvo.

Isso pode significar o uso de conteúdo impactante, emocional, engraçado ou memorável para capturar e prender rapidamente a atenção do espectador, aumentando a probabilidade de conquistar um novo cliente (ou pelo menos despertar o interesse em pesquisar o negócio).

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