10 Papéis do Espírito Santo na vida dos cristãos

Através do poder do Espírito Santo, os crentes são salvos, cheios, selados e santificados. O Espírito Santo revela os pensamentos de Deus, ensina e guia os crentes em toda a verdade. O Espírito Santo também ajuda os cristãos em sua fraqueza e intercede por eles além da Liturgia Diária.

Através do poder do Espírito Santo, os crentes são salvos, cheios, selados e santificados. O Espírito Santo revela os pensamentos de Deus, ensina e guia os crentes em toda a verdade, incluindo o conhecimento do que está por vir. O Espírito Santo também ajuda os cristãos em sua fraqueza e intercede por eles.

10 Funções do Espírito Santo

A seguir estão dez maneiras pelas quais o Espírito Santo opera na vida dos crentes.

1. Ajudante que ensina e lembra

Em João 14:26 , Jesus disse a seus discípulos: “o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” ( João 14:26 , ESV).

A palavra grega “Parakletos” nesta passagem é traduzida como “Ajudante” na ESV, “Advogado” na NIV e “Conselheiro” na KJV. O significado desta palavra refere-se a “assessor jurídico”.

O Espírito Santo fornece conselhos sábios aos seguidores de Cristo. Jesus sabia que iria embora e que seus seguidores precisariam do Espírito Santo como ajudante e advogado para lembrá-los de seus ensinamentos.

Veja também:  Explorando opções de remédio para emagrecer rápido de forma saudável

2. Convence o mundo do pecado

Além de fornecer conselhos sábios, os advogados também fornecem evidências usadas para condenar criminosos. De maneira semelhante, o Espírito Santo provará o pecado, a justiça e o julgamento do mundo.

No entanto, digo-vos a verdade: é vantajoso para vós que eu vá embora, porque se eu não for, o Consolador não virá ter convosco. Mas se eu for, eu o enviarei a você. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” ( João 16:7-8 , NVI).

3. Habita nos crentes e nos preenche

O Espírito Santo é a presença de Deus na vida dos crentes.

“Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” ( 1 Coríntios 3:16)

4. Fonte de Revelação, Sabedoria e Poder

“Estas são as coisas que Deus nos revelou pelo seu Espírito. O Espírito perscruta todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus. Pois quem conhece os pensamentos de uma pessoa, exceto seu próprio espírito dentro dela? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, senão o Espírito de Deus” ( 1 Coríntios 2:10-11 ).

Deus dá a Seus seguidores o Espírito Santo para que possamos conhecê-lo melhor. Visto que o Espírito Santo é o Espírito de Deus, ele conhece os pensamentos de Deus e revela esses pensamentos aos crentes. O Espírito Santo abre os olhos dos crentes para a esperança da salvação e sua herança em Cristo.

Jesus sabia que seus discípulos precisariam de poder para cumprir sua missão de serem testemunhas para o mundo inteiro.

5. Guias para toda a verdade e conhecimento do que está por vir

O Espírito Santo diz o que ainda está por vir. O Espírito Santo é chamado de “Espírito da Verdade” em João 16:13 porque ele guia os crentes em toda a verdade. Jesus disse a seus discípulos que o Espírito Santo daria a conhecer o que ele ouve e só falaria o que o Pai fala.

Veja também:  5 dicas essenciais para ter equipamento adequado de prevenção de incêndio

Mas, quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade. Ele não falará por conta própria; ele falará apenas o que ouvir e lhe dirá o que ainda está por vir. Ele me glorificará porque de mim receberá o que vos dará a conhecer. Tudo o que pertence ao Pai é meu. É por isso que eu disse que o Espírito receberá de mim o que ele vos revelar” ( João 16:13-15 ).

6. Dá dons espirituais aos crentes

Os atributos do Espírito Santo, como sabedoria, conhecimento e poder, são manifestados na vida dos crentes para o bem dos outros. Mais dons estão listados em 1 Coríntios 12:7-11 .

7. Selo na Vida dos Crentes

Nos tempos antigos, um selo era uma “assinatura legal” que atestava a propriedade e validava o que estava selado.

O Espírito Santo é nossa marca de adoção como filhos de Deus. Jesus enviou o Espírito Santo a seus seguidores para que eles pudessem ter confiança em sua salvação.

Assim como você pode fazer um depósito ou dar entrada em um carro novo para garantir que o vendedor não o venda a mais ninguém, o Espírito Santo é um depósito em nossas vidas confirmando a validade da mensagem de Cristo e que pertencemos a Cristo.

8. Ajuda em Nossa Fraqueza e Intercede por Nós

Todos nós temos momentos em que nos sentimos fracos e não sabemos o que fazer. O Espírito Santo nos ajuda a alinhar com a vontade de Deus intercedendo por nós durante esses momentos.

Da mesma forma, o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Não sabemos o que havemos de pedir, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos mudos. E aquele que sonda os nossos corações conhece a mente do Espírito porque o Espírito intercede pelo povo de Deus de acordo com a vontade de Deus” ( Romanos 8:26-27 ).

Veja também:  Gravidez - emergências obstétricas

9. Torna os crentes novos e nos concede a vida eterna

O Espírito Santo trabalha na vida dos crentes para renovar, santificar e nos tornar santos. Assim como o Espírito Santo ressuscitou Cristo dentre os mortos, o Espírito Santo dará vida eterna aos crentes em Cristo.

Mas, se Cristo está em vós, ainda que o vosso corpo esteja sujeito à morte por causa do pecado, o Espírito vivifica por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, por causa do seu Espírito que habita em vós” ( Romanos 8:10-11 ).

10. Santifica e possibilita bons frutos em nossas vidas

A obra do Espírito Santo na vida de um cristão é um processo contínuo de se tornar santo por meio da santificação . Pela convicção e poder do Espírito Santo, os crentes não se entregarão aos atos pecaminosos da carne ( Gálatas 5:16-21 ), mas darão o bom fruto do Espírito ( Gálatas 5:22-25 ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *